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Política de Privacidade de Dados

Histórico de revisões:

RevisãoDataAlteraçõesAprovado por
1.028/06/2021Versão inicialOmega Sistemas

1. INTRODUÇÃO

Na Omega Sistemas, estamos comprometidos com o cumprimento das leis que protegem a privacidade dos dados de clientes e do público em geral. Em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados explicamos que ao utilizar nossos serviços, coletaremos, utilizaremos e compartilharemos seus Dados Pessoais nas formas descritas nesta Política, seguindo as diretrizes estabelecidas na Lei Federal nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD) e as demais normas do ordenamento jurídico brasileiro.

Dessa forma, a Omega Sistemas, no papel de Controladora de Dados, obriga-se a cumprir o disposto na presente Política de Privacidade.

2. INFORMAÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES

TERMODEFINIÇÃO
Dado Pessoalé definido como “informação relacionada à pessoa identificada ou identificável”, ou seja, quando esse dado permite a identificação, direta ou indireta, de uma pessoa, como por exemplo: nome, sobrenome, data de nascimento, documentos pessoais, endereço residencial ou comercial, telefone, e-mail e endereço de IP.
Dado Sensívelestá relacionado à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a sua pessoa.
Dado anonimizadorelativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.
Anonimizaçãoutilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
Tratamentoqualquer operação, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, realizada com dados pessoais.
Consentimentomanifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
Titularpessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
Controladorpessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados.
Operadorpessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados em nome do controlador.
Encarregado de Proteção de Dadospessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
ANPDé a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais.
Banco de dadosconjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.
Uso compartilhado de dadoscomunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicas no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.
CookiesSão arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita os websites ou utiliza os serviços online da Organização.
Bloqueiosuspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados.
Eliminaçãoexclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.

3. COLETA E USO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS


3.1 COLETA DE DADOS

O Titular fornece seus dados e informações de forma consciente e voluntária por meio de formulário de registro (online ou offline) em nosso sitee-mail, SMS, aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais e na sede de nossa empresa.

Quando o Titular realiza o cadastro ou preenche formulários oferecidos pela Omega Sistemas, inclusive no site operado pela mesma, temos o cuidado para que apenas os dados estritamente necessários e adequados sejam coletados, a fim de atingir a finalidade legítima, seja para prestação de serviço aos entes públicos ou iniciativa privada. Os Dados Pessoais serão mantidos em sigilo e serão utilizados apenas para o propósito que motivou o cadastro.

Os dados pessoais são coletados e recebidos das seguintes formas:

  1. Clientes contratantes;
  2. Colaboradores, contratados e fornecedores;
  3. Candidatos a vagas de emprego ou estágio;
  4. Usuários que realizam acesso ou cadastro em nosso site:

https://omegasistemas.net.br/

3.2 NATUREZA E FINALIDADE DOS DADOS TRATADOS

Na Omega Sistemas realizamos o tratamento de Dados Pessoais e Dados Sensíveis de nossos colaboradores, candidatos a vagas de emprego, clientes e beneficiários de contratos firmados com a Administração Pública e com a rede de ensino privado que utilizam nosso sistema de gestão educacional, para execução de pré-contrato, contrato e para o cumprimento de dever legal ou regulatório.

3.3 CATEGORIA DE DADOS COLETADOS

CATEGORIAESPÉCIES
Dados de identificaçãoNome, sobrenome, endereços, pseudônimo, local e data de nascimento, telefone, e-mail, fotografia, documentos pessoais (cédula de identidade, CPF, CNH, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, CTPS, cartão do SUS, cartão cidadão, PIS/NIS), comprovante de endereço, detalhes bancários, assinatura, informações de contato;
Dados profissionaisLocal de trabalho, cargo e remuneração;
Dados educacionaisNível de instrução e histórico escolar;
Dados financeirosInformações sobre remuneração e renda;
Dados de saúdeAtestados médicos e resultados de exames.

3.4 PRINCÍPIOS E FINALIDADES DO TRATAMENTO DE DADOS

Na Omega Sistemas observamos a boa-fé e os princípios estabelecidos pela legislação nas atividades de tratamento de dados pessoais, entre os quais:

PRINCÍPIODEFINIÇÃO
Finalidaderealização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades;
Adequaçãocompatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento;
Necessidadelimitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados;
Livre acessogarantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais;
Qualidade dos dadosgarantia, aos titulares, de exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;
Transparênciagarantia, aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial;
Segurançautilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão;
Prevençãoadoção de medidas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do tratamento de dados pessoais;
Não discriminaçãoimpossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos;
Responsabilização e prestação de contasdemonstração, pelo agente, da adoção de medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas.

Neste sentido, coletamos os seus dados e realizamos o tratamento de acordo com as seguintes finalidades específicas:

  1. Responder ou enviar informações administrativas;
  2. Prestar o serviço no qual foi contratado;
  3. Responder a solicitação de autoridades por ordens judiciais;
  4. Defender os interesses da Omega Sistemas em processo judicial ou administrativo;
  5. Enviar mensagens eletrônicas sobre os serviços prestados e/ou com informações relevantes, àqueles que solicitarem via formulário no sitee-mail, SMS, aplicativos de mensagens instantâneas ou na sede da empresa;
  6. Enviar mensagens eletrônicas (opt-out) para quem possui alguma relação comercial com nossa empresa, permitido sempre o cancelamento.

3.5 BASE-LEGAL PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A legislação que permite e controla o ato de tratamento de dados é a Lei Federal nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). A referida lei fundamenta a legalidade do tratamento dos seus dados para as finalidades que indicamos no tópico anterior, as quais se amoldam às seguintes autorizações legais:

  1. Consentimento do titular (inciso I do artigo 7º e 14 da Lei nº 13.709/2018);
  2. Execução do contrato ou de procedimentos preliminares relacionados ao contrato do cliente (inciso V do artigo 7º da Lei nº 13.709/2018);
  3. Obrigação legal ou regulatória (inciso II do artigo 7º da Lei nº 13.709/2018);
  4. Defesa e utilização em processos judiciais (inciso VI do artigo 7º da Lei nº 13.709/2018);
  5. Legítimo interesse (inciso IX do artigo 7º da Lei nº 13.709/2018).

3.6 COMPARTILHAMENTO E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Omega Sistemas não disponibilizará Dados Pessoais coletados para intermediários de lista de e-mail sem seu expresso consentimento.

Alguns dados dos titulares poderão ser utilizados para o envio de newsletter, permanecendo sempre a Omega Sistemas como controlador dos dados pessoais. Seus dados não serão transferidos a terceiros sem prévia autorização.

4. RETENÇÃO DE DADOS

Todos os dados fornecidos para a Omega Sistemas serão retidos enquanto o cadastro do Titular estiver ativo, conforme seja necessário para a prestação de serviços, pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades para as quais eles foram coletados ou para cumprir com obrigações legais aplicáveis. Os dados retidos serão armazenados até eventual requerimento de exclusão por parte do Titular ou Controlador, bem como na hipótese de encerramento do contrato firmado entre a Omega Sistemas e a Administração Pública ou a rede privada de ensino, ressalvada a possibilidade de manutenção dos dados na forma do artigo 16 da LGPD 1 e de outras normas jurídicas.

5. DIREITOS DO TITULAR

A LGPD garante ao titular diversos direitos relacionados aos seus dados, entre eles:

  1. Acessar seus Dados Pessoais;
  2. Corrigir ou solicitar a correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  3. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários e excessivos;
  4. Solicitar a eliminação dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base no seu consentimento;
  5. Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus Dados Pessoais;
  6. Negar o consentimento ao tratamento. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade;
  7. Revogar o consentimento referente ao tratamento de dados.

6. UTILIZAÇÃO DE COOKIES

A cultura de privacidade e proteção de dados está presente na Omega Sistemas, portanto valorizamos a transparência e honestidade quanto a coleta e uso dos seus dados.

Informamos que fazemos uso de Cookies e tecnologias semelhantes, para coletar dados básicos, como identificadores de dispositivos.

Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos ou inseridos no seu navegador (Mozzila, Chrome, etc.) quando você visita os websites ou utiliza os serviços online da organização, onde são permitidos ativar funcionalidades através de informações básicas sobre o seu dispositivo ou sobre o titular.

Os Cookies usados em nossa plataforma web tem as seguintes funções:

– Cookies estritamente necessários: Essenciais para o funcionamento e operacionalização do site, permitindo que navegue e faça uso de todas as funcionalidades.

– Cookies de desempenho: Fornecem informações estatísticas do uso do site, ou seja, análise da web, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e qualquer mensagem de erro que possa ocorrer.

– Cookies de funcionalidade: Permitem o fornecimento de uma funcionalidade e personalização aprimoradas, como lembrar suas escolhas para proporcionar uma melhor experiência.

7. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Prezamos pela segurança da informação, aplicando as medidas organizacionais, técnicas e administrativas adequadas a fim de proteger os dados pessoais, aos quais temos controle.

Está restrito apenas aos colaboradores e pessoas autorizadas, o acesso aos dados e informações coletados.

Caso tenha motivos para entender que a sua interação com a Omega Sistemas tenha deixado de ser segura ou seus dados tenham sido comprometidos, notifique-nos do problema prontamente, entrando em contato pelos meios informados no final desta Política.

8. CONTATO

Omega Sistemas nomeou Enio Adriano de Moura Pelegrino como Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais. Para qualquer informação, ou exercício dos seus direitos como titular dos dados pessoais, entre em contato com o encarregado no seguinte endereço: Avenida Tancredo de Almeida Neves, nº 980-N, Edifício Aliança, 1º Andar, Sala 09, Jardim Tanaka, CEP: 78302-050, cidade de Tangará da Serra/MT, t65) 3326-187/ (65) 3326-950 / (65) 9 9624-8707 ou pelo e-mail [email protected].

9. VERSÃO E REVISÕES À POLÍTICA

Nossa Política de Proteção e Privacidade de Dados Pessoais está em sua versão nº 1.0.

Nos reservamos no direito de fazer alterações às nossas práticas e a esta Política a qualquer tempo. Caso a Omega Sistemas modifique esta Política de Privacidade, tais alterações serão disponibilizadas de forma visível no site. Esta Política é válida a partir de 01/07/2021.


1 Art. 16. Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades:

I – cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

II – estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;

III – transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou

IV – uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

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